Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ontem no jogo da Champions entre Chelsea e o Dynamo de Kiev, os adeptos ingleses provaram, uma vez mais, porque o futebol em terras de Nossa Majestade é realmente rei no que toca à comparação com os demais.
Na pior fase de resultados da carreira de José Mourinho, num jogo que estava com um resultado negativo, os adeptos do Chelsea, de pé, entoaram bem alto o nome de José Mourinho e revelaram o seu apoio.
Um exemplo de gratidão e acima de tudo de respeito e de educação.
O Treinador é por hábito o elo mais fraco numa estrutura que é dominada por diversos curiosos e outros sugadores de dinheiro, deixando para segundo plano o que realmente interessa, o treino e os resultados.
O Sporting muito tem pago essa fatura nos últimos 15 anos. Fazendo as contas aos treinadores desde a época que fomos campeões em 99/2000, este é o cenário:
São precisamente 22 treinadores em 15 anos, média super interessante e que revela muito do que foram e têm sido os projetos para o futebol leonino.
Mas se os dirigentes muita culpa têm no cartório, nós Sócios e Adeptos temos também muitas culpas neste cenário.
Somos facilmente evangelizados. O excesso de mediatismo que os Presidentes e outros dirigentes, bem como, Paineleiros e Tachistas dispõem na comunicação social tem este objetivo, ir destampando o véu lentamente, até que se torna insustentável a continuidade do treinador. O treinador é o culpado das contratações que não escolheu. É o culpado pelos resultados negativos, e quando ganha, a vitória é de todos, em especial dos Presidentes.
É verdade que temos muitas más escolhas nos últimos anos, onde destaco Domingos e Paulo Sérgio como os piores treinadores que passaram pelo Sporting, mas tivemos muitos bons treinadores que de forma injusta foram corridos por birras e outros interesses, e aqui falo sem dúvida de Boloni, José Peseiro e de Marco Silva. Leonardo Jardim abandonou o barco na primeira oportunidade, esperamos todos que Jesus não faça o mesmo num futuro próximo.
Durante a época passada vivemos uma das mais negras páginas no que toca à gestão de um Treinador. Entre recados no Facebook e mandatados na comunicação social que davam entrevistas à porta do aeroporto com o objetivo de denegrir a imagem de Marco Silva, até à forma como aludimos uma circense Justa Causa para o despedir.
Os adeptos ficaram divididos, e bem me lembro dos aplausos que recebeu o Treinador, curiosamente, em Alvalade no jogo contra o Chelsea.
É tempo de sermos mais exigentes como bem diz o nosso Presidente Bruno de Carvalho. Na sua direção, em três anos já tivemos o mesmo número de treinadores.
Todos queremos continuar a somar vitórias. E se assim não acontecer, talvez seja tempo de seguir estes exemplos, e mostrar o lenço branco a quem realmente veste de fato e gravata.