Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Significado de Prolixo
adj. Que fala ou escreve usando mais palavras do que o necessário.
Que se expressa, falando ou escrevendo, através do uso excessivo de palavras; que não consegue resumir uma ideia ou encurtar um pensamento. Que se perde em explicações supérfluas. Enfadonho; definido como entediante; que se estende demoradamente. Abundante; que se desenvolve em demasia; em que há abundância.
(Etm. do latim: prolixus.as.um)
Azevedo de Carvalho das 11:17 do dia 3 de março até ao momento escreveu na sua página institucional, pagina representativa de alguém que é Presidente do Sporting e que por via disso, bem ou mal, representa os Sportinguistas, 3.887 palavras, 18.432 caracteres sem contar com espaços. Escreveu por 11 vezes em menos de 5 dias.
A temática favorita, arriscaria 75-80% dessas palavras, foi, directa ou indirectamente, o Benfica. E foi em toda a sua transversalidade, alvejando desde o mais reles serviçal ao mais alto responsável. A seguir, a Comunicação Social. Seja per se, seja conjugada com a temática anterior.
Replicou o que devia ser (e foi) informado pela comunicação do Clube como sejam a resolução do contencioso com a Petrogal e a Renovação com Rui Patrício. No primeiro é plasmado o comunicado, sem mais explicações, no segundo, mesmo tratando-se de um atleta e capitão da equipa de futebol do Clube, não se inibe de tentar a graçola presidiária e abordar, mais uma vez, a sua temática favorita.
Também teve tempo para puxar lustro aos seus galões com declarações de Infantino e com o anuncio da introdução do video-árbitro, insinuando isso como uma sua (sim, sua) grande conquista. No que foi rapidamente secundado por uma série de alienados da realidade.
Sobre o Sporting, muito pouco e mau. O lamento natural da perda do derby e da liderança, uma das mais tristes tiradas que alguma vez li: "...estarmos tristes é sinal que estamos no caminho certo..." e uma alargada promoção do divisionismo no Clube. Mesmo publicado e depois apagado (a memória da internet é tramada), volta ao regime habitual a disparar para dentro, dividindo para reinar, apontando inclusive aos que até agora eram aliados.
Depois o ainda pior. Os múltiplos comentários a discordar de tão caudalosa torrente de escrita, a pedirem que ponha em prática a própria frase: "é tempo de continuarmos a deixar os outros falar e mantermos o foco nos nossos objectivos" que foram eliminados e os seus autores bloqueados da sua página. Alguns dos quais até de seus fieis apoiantes que assim tiveram o duro despertar para a realidade.
Voltando ao titulo do post, que ele próprio seja prolixo, é evidente. Que de sumo e valor muito pouco se retira desse prolixismo, entretendo cada vez menos gente, também. Que arrisca que tanto verbo seja "pro lixo" arrastando o Clube por esses caminhos de inutilidade, desgastando e erodindo as suas gentes, infelizmente idem.