Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O momento

por O 6º Violino, em 20.02.22

 

sitesporting.jpg                            Aos dias de hoje torna-se mais fácil escrever sobre Sporting. Mas a facilidade pode significar banalidade dos textos ou discursos. Por isso escrevo após a copiosa derrota da passada jornada europeia. Aqui nunca gostámos de ser mais um. Nem de conversas de café sobre um árbitro, treinador ou jogador. Para isso existem centenas de textos semanais, quase iguais.

Mas vamos ao que interessa. O Sporting está bem e recomenda-se.

Não só no plano desportivo, no que ao futebol sénior masculino diz respeito, também no investimento em infra-estruturas, como são exemplos o nosso Estádio e a nossa Academia. Quem hoje visita o Estádio e a Academia pode ver a diferença sem necessidade de usar óculos de aumentar.

No plano financeiro há um caminho a percorrer, continuando a redução de custos, aproximando o equilíbrio entre receitas e despesas correntes. Algo que nenhuma Direcção conseguiu, todos os exercícios que apresentaram lucro foram resultado de receitas extraordinárias. Agora que as condições sanitárias tendem a aliviar, o caminho deve ser trilhado dessa forma.

O ambiente em torno do Clube é finalmente saudável, a grande maioria dos sócios voltou a ter orgulho, vaidade e "cagança" em ser, falar e sentir Sporting. Tão diferente do ambiente de 2018. Hoje, e passados quatro anos da pior crise da nossa longa história, somos respeitados e deixámos de ter medo dos adversários em Portugal, mesmo com dores de crescimento. A azia dos adversários é saberem que contamos para o Totobola e sem receios.

Uma das maiores provas de amor dos adeptos ao seu Clube ficou espelhada no final do último jogo europeu, após copiosa derrota, contra um dos actuais colossos do futebol mundial.

Assim chegamos a eleições, no próximo dia 5 de Março. Segue-se o habitual período eleitoral em que se devem aproveitar as oportunidades para o debate de ideias, colocação de dúvidas e apresentação de soluções. Isto num Clube que se quer normal, porque não foi isto que aconteceu ao longo deste mandato, desde as "peixeiradas" nas Assembleias gerais, aos insultos constantes, ao chorrilho de mentiras criadas em torno do Clube.

Das três listas apresentadas temos a de Frederico Varandas, uma lista de continuidade com ligeiras alterações, em que as saídas dos lideres da Mesa da Assembleia Geral e do Concelho Fiscal e Disciplinar são compensadas pelas ascensão dos actuais "vices". São três anos e meio de experiência e conhecimento adquiridos, com provas dadas, com um percurso difícil. O caminho das trevas.

Estamos hoje muito melhores do que estávamos há três anos e meio, negar tal facto só por manifesta ignorância, má fé ou desonestidade intelectual. Ou várias dessas coisas.

A lista encabeçada por Nuno Sousa mais não é do que um pequeno aglomerado de saudosistas de um passado recente e triste. A lista do Brunismo descarado, do Twitter Clube de Portugal, onde podemos encontrar um ex-deputado ligado ao Brunismo, organizador e facilitador de um congresso em Viseu, que durante uns tempos recebia os "quinhentinhos" pelas prosas semanais televisivas em defesa do seu querido amo. Encontramos ainda i execrável responsável da "Tasca do Cherba", um rapaz agitador de redes sociais, defensor e cúmplice do Brunismo, um dos responsáveis do vergonhoso "movimento basta". Um especialista em comunicação na área do calão e ordinarice. O Pedro afinal deixou cair a máscara do independente, tinha agenda. 

Defende, esta candidatura, a reintegração daqueles que os sócios decidiram em várias instâncias expulsar. Ainda não perceberam que a página virou, que o Mundo do Sporting mudou.

O desconhecimento dos Estatutos do Clube é assustador.

Sabem que não valem 5% da votação.

Por fim, a lista encabeçada pelo actual Presidente da Federação de Padel, Ricardo Oliveira, Federação essa que integra os colegas de lista Eugénio Dias Ferreira, como primeiro subscritor, Luis Natário candidato a Presidente da MAG e o artista Adelino Caldeira. "Diz-me com quem andas..."

Esta é a lista do chamado "saco de gatos". Vejamos: O Candidato a Presidente da M.A.G., Luis Natário é um dos "pais do Brunismo", tendo-se incompatibilizado com o dito algum tempo depois, ainda durante o decorrer do primeiro mandato do actual DJ. A inclusão de Jorge Sanchez, ex-vogal das direcções do Carvalho, André Dias Ferreira,acérrimo defensor do "Brunistão", que teve o seu palco de Sporting TV enquanto a festa do Carvalho durou. Manifesta desde há três anos e meio um ódio a Frederico Varandas, juntamente com o seu pai, que também ficou sem o palco da televisão leonina. Ah, e os convites,que chatice.

Eugénio Dias Ferreira que publicamente defende a venda da maioria da SAD, ao contrário do que diz Ricardo Oliveira. Das duas uma, ou Dias Ferreira não apoia o programa de Ricardo Oliveira ou Ricardo Oliveira esconde a possível intenção de vender a maioria da SAD. As duas opiniões é que não são compatíveis. Ricardo,o Presidente do Padel fez parte da lista de Dias Ferreira em 2018, tendo obtido a confiança de cerca de 500 sócios. Do outro lado do "saco de gatos", Mário Patrício ex-dirigente do tempo de Godinho Lopes, que saiu com uma choruda indemnização do Sporting, e em litígio com a direcção do Carvalho. Mas que recebeu uma nota preta, recebeu. É o representante da chamada "Ala Rocha", juntamente com um funcionário do grupo dos filhos de João Rocha, que nunca quiseram saber do Sporting nas últimas décadas. Patrício, recentemente corrido de uma Junta de Freguesia de Lisboa padece agora de um emprego. Leva consigo meia dúzia de votos de "claqueiros" que já não deviam estar em liberdade.

A mesma liberdade que os sócios terão em fazer escolhas.

SL

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:49



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D