Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mercado e Planificação

por Trinco, em 26.01.16

Exit-by-Rones.png

 

Todos os Janeiros é a mesma coisa. Catadupas de nomes, uns inventados, outros plantados, outros tentados, outros falhados, outros contratados...

 

Um mercado muito condicionado nas ofertas, apenas interessante para clubes ricos. Os outros tentam corrigir ou suprir falhas na medida das suas possibilidades e na consciência, espera-se, que este mercado raramente produz transformações radicais que sejam decisivos na conquista dos objectivos de cada equipa. O Sporting já teve uma brilhante e feliz excepção, mas a regra mostra que os reforços de Janeiro não são os "salvadores da pátria".

 

Ainda assim, este é mais um período em que os treinadores de FM, deliram, compram e vendem, refazem planteis inteiros, e, no caso do Sporting, valorizam sempre os perspectivados reforços demolindo-os logo a seguir caso não se confirmem...

 

Neste ciclo, o Sporting já contratou 3 jogadores. Um que não entendo (Schelotto), nem mesmo que me tentem enfiar olhos dentro os "custo zero" e os "riscos reduzidos", um sobre o qual tenho reticencias (Bruno César), mesmo com o que já jogou e decidiu e outro no qual tenho esperanças (Marvin) mas para as temporadas seguintes. Fala-se de mais um ou dois jogadores. Um central e um "Slimani", posições que são necessárias desde a formação do plantel e que estas sim poderão ter algum impacto no desenvolvimento desportivo da época.

 

Deste mercado, o mais importante, para mim, acaba por ser o assumir-se que não sai ninguém de fundamental. Acredito mesmo que venha a ser assim. Aliás, é uma aposta de pouco risco. A equipa está a jogar e a liderar, mesmo que não consiga ganhar a Liga, por certo não acontecerá uma hecatombe que os desvalorize de maneira assim tão acentuada. Por outro lado, a perspectiva de valorização e sobretudo de mais-valia desportiva é muito interessante e tentadora. No fundo, o risco é claramente ultrapassado pela perspectiva de ganhos. E ainda há um europeu à porta!

 

Mas, ao assumir que ninguém dos fundamentais sai agora, deixa implicitamente a ideia que no verão, será difícil resistir às propostas que seguramente surgirão. E a SAD precisa destas receitas. O que me preocupa, e não é preocupação decorrente deste período de transferências especifico, é não ver preparadas alternativas a esses fundamentais a serem trabalhadas no contexto do plantel para assumirem a curto prazo essa transição. O que me preocupa é não ver planificação a prazo que permita essas transições com a menor turbulência possível.

É não ver alternativa a Rui Patrício, pois seguramente não será Marcelo que até se diz que vai sair e duvida-se que venha a ser Jug que até agora não passa de 3ª opção (nem na B mantém a actividade que é fundamental para um guarda-redes). É não ver alternativa a qualquer um dos três do meio-campo, e perceber já hoje, que quando qualquer um não está presente o jogo se ressente e muito. É não ver a mais pequena alternativa a Slimani. É perspectivar a equipa sem dois ou três destes cinco ou seis fundamentais e perceber o que essa equipa poderá ser e o potencial que poderá ter. E olhar para trás e ver que os que se contrataram, estão longe, muito longe, quase todos, de poder assumir esse papel.

 

No fundo é perceber que se pode incorrer nos mesmos erros do passado e ter que refazer grande parte da estrutura da equipa, para uma época que, ganhando nesta a Liga ou não, poderá ser importantíssima na re-consolidação desportiva do futebol do Clube, essencialmente com reforços desenquadrados da realidade do Clube, dos sistemas de jogo, etc.

 

Ainda assim, considerando o Mercado, e parafraseando o nosso treinador, "Esta semana nunca mais acaba..."

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:20


3 comentários

De comentador desportivo a 26.01.2016 às 12:27

" no caso do Sporting, valorizam sempre os perspectivados reforços demolindo-os logo a seguir caso não se confirmem..."

No caso do sporting quem faz essa campanha suja, e de baixo nível de levar os nomes dos empresários e jogadores para a lama, são os trolls pagos,com o dinheiro do clube, e os "vascos".

" o mais importante, para mim, acaba por ser o assumir-se que não sai ninguém de fundamental"

É algo extremamente preocupante.
Revela aquilo que sempre disse, as pérolas já foram vendidas, sobra só o maior diamante Carrilo, que foi tratado da forma que se sabe.
No plantel temos dois jogadores acima da média, bons jogadores, Bryan Ruiz, e o Rui, o resto são jogadores banais num clube com a dimensão do sporting.
Por isso é que ninguém lhes pega, ou há alguma dúvida se houvesse aqui bons altetas, e se houvesse clubes interessados, com poder financeiro, já tinham batido com o dinheiro em cima da mesa?
Os jogadores poderão até ser emprestados ou vendidos, mas sempre para clubes de segunda linha e por verbas baixas, tudo ao contrário do que a propaganda falsamente tenta fazer crer os adeptos.

" perceber que se pode incorrer nos mesmos erros do passado"

No passado, tivemos muito melhores planteis que o actual, o que nos faltou foi um treinador com traquejo e influência na arbitragem, como temos tido nestas épocas, ao contrário mais uma vez do que a propaganda tenta vender como realidade.



De Profeta a 26.01.2016 às 19:02

"No plantel temos dois jogadores acima da média, bons jogadores, Bryan Ruiz, e o Rui, o resto são jogadores banais num clube com a dimensão do sporting."

Acho que estás a exagerar...

Temos o William, o João Mário, o Adrien, ou Slimani, para gerar importantes encaixes...

De comentador desportivo a 28.01.2016 às 08:43

Bom dia "profeta"

Eu tinha referido que poderiam ser transferíveis, como qualquer atleta, coloco novamente o que disse

" Os jogadores poderão até ser emprestados ou vendidos, mas sempre para clubes de segunda linha e por verbas baixas, tudo ao contrário do que a propaganda falsamente tenta fazer crer os adeptos."

Poderão, repito poderão render algum dinheiro, mas sempre verbas baixas, nada das estórias das cláusulas de rescisão, nem de perto nem de longe.
Quando á qualidade os clubes chegam-se á frente.
O que á é uma grande propaganda, publicidade paga nos jornais pelo impostor, a dizer isto e aquilo dos jogadores.
O único que tem realmente procura é o Carrilo, e não precisa de publicidade.
Não sei se se recorda, mas foi posto a circular,pela máquina de propaganda, numa das "janelas" de transferências, que tinham recusado uma oferta de 42 milhões pelo Carvalho.
Era mais uma "verdade" incontestável(na altura não diziam como dizem agora hipocritamente, só é verdade se for oficial) e esse especialista em falir empresas tinha recusado, porque o jogador só saia pela cláusula.
Estórias, estórias da carochinha para entreter.

Não se deixe iludir pelas cortinas de fumo lançadas constantemente pela máquina de propaganda.
Não há ai nesse lote de jogadores nenhum jogador de bola a sério, não sei se me entende.
Talvez o João Mário, é o que possa dar o benefício da dúvida pois ainda é novo, e pode melhorar, mas o futebol que apresentam actualmente não é suficiente para algum clube chegar cá e pagar verbas avultadas por eles.
Por exemplo, os avançados por norma são os jogadores mais caros, você tem alguma dúvida se estivessem interessados no argelino, não chegavam cá e não cobriam ou chegavam perto da cláusula da rescisão?
Neste momento como eu disse não temos ninguém no plantel que
permita encaixar uma verba avultada, mesmo o Rui e o Ruiz, não são jogadores que valham muito no mercado.
As pérolas já foram vendidas ao desbarato, a academia é o que se sabe, resta-nos esperar por alguém com capacidade€€, e perfil para ser presidente, para tesos ia para lá eu, e pode ter a certeza que o clube entraria na senda do sucesso.

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D