Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Nicolae Ceausescu baniu o jogo Scrabble porque, afirmava o ditador, era demasiado intelectual e por isso mesmo um demónio subversivo.
Parece uma anedota, é uma anedota, mas foi real. O Scrabble é um jogo com décadas, que tem o simples objetivo de formar palavras. É verdade, quanto mais cultura geral tivermos, mais hipóteses temos de o vencer. Quanto mais lermos, quanto mais escrevermos, quanto mais investigarmos, quanto mais compreendermos e apreendermos, mais preparados ficaremos. Não só para o jogo, como para tudo na nossa vida.
Para Ceausescu o saber era mau. Atenção que este “saber” não é o nosso antigo lateral. Afinal, o “saber” não ocupa lugar e nós sempre jogámos com onze.
O que temos que compreender e questionar, agora que vivemos na era da informação e da comunicação, é o porquê de alguns iluminados exigirem a nossa redução ao poucochinho, à banalidade, ao tenebroso mundo do sempre o mesmo, dos mesmos de sempre para os que sempre abanam a cabecinha ao poder instalado.
Este fenómeno de seguir o poder está explicado e bem identificado. É fácil manipular, basta aferir as percentagens com que antigos Presidentes do Sporting foram eleitos e perceber que este fenómeno de agora é exatamente uma repetição cíclica da história. Bettencourt foi eleito com mais de 90%, Godinho Lopes, Franco e Dias da Cunha, sempre com maiorias absolutas. Quem votou neles? Exato, os mesmos que agora os censuram e criticam de forma barbara, e adoram o novo deus sol, o mesmo que daqui por uns meses estará no mesmo saco dos demónios. É assim o fenómeno. É assim que a ignorância se revela e se evidencia.
Posto isto, e ainda mais grave, é a tentativa oculta do Presidente Bruno de Carvalho de tentar transformar certos happenings em cowboiadas de saloon. Recorde-se que publicou a lista dos Sportingados poucas horas antes de um Estoril x Sporting, sabendo o Presidente que a maioria desses nomes estariam já na Amoreira para assistir ao encontro. Convoca um auto de fé para um Hotel a dezenas de metros do Estádio em dia de jogo. Declara guerra à comunicação social depois de uma inflamada Assembleia Geral no nosso Pavilhão João Rocha. Se não há uma intenção de provocar desacatos, perseguições, criar um ambiente hostil, então o Presidente Bruno de Carvalho tem muito pouca capacidade intelectual. Sorte a dele, nunca deverá ter jogado Scrabble.
Em resumo, estamos entregues a uma maioria pouco letrada, pouco informada e facilmente manipulável. Espero que Bruno nunca se lembre de acabar com relacionamentos e casamentos entre pessoas de Clubes diferentes. Certamente se o pedisse, acredito que muitos seguiriam o conselho.
PS: Hoje é dia de vencer em Tondela. Sem desculpas. Seguirei o relato na Sporting TV, pois claro.