Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ratings?

por Lizardo, em 29.01.16

a7d45cd67cdf0aca6bb4a290fa2e1e3d.jpg

 

 

Hoje, depois da leitura matinal dos jornais e de uma viagem pelas redes sociais, levou-me a questionar se o Sporting tem em seu poder estudos de notoriedade e de afetividade por parte de Sócios e Adeptos em relação à atual Direção e em especial à figura e desempenho de Bruno Azevedo de Carvalho.

Quase três anos passados da sua eleição, muitos foram e são ainda os casos que alimentam as conversas entre Sportinguistas, Analistas e Jornalistas.

Falando a título pessoal existe no círculo próximo de amigos cada vez mais uma divisão sobre o mérito ou o “desmérito” parafraseando Jorge Jesus em relação ao Presidente.


Muitos são o que lhe reconhecem mérito só por respirar, muitos envergonham-se só por saber que respira.

 

E estando nós a entrar num ano decisivo e cada vez mais próximo de novas eleições, acredito piamente que esta Direção terá já em seu poder números que possam revelar se os Sócios estão mais perto do Clube, que faixas etárias se aproximaram e quais se afastaram, e que previsões e avaliações são possíveis fazer sobre esses indicadores.

 

Como disse no início deste texto, comecei a manhã a ler os jornais, novidades zero, nomes de hipotéticos jogadores, processos de Clubes rivais contra o Sporting, hipótese de Sócios processarem o Presidente, entre outros assuntos, na sua maioria extra-futebol.

Mas o que me faz escrever este texto foi um post do ilustre Tony Bessone Basto, grande figura do nosso Centenário Clube e grande campeão, Pessoa que personifica em toda a sua história desportiva o nosso lema: “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting”.

Post esse que é um texto de um outro associado, já por mim lido na altura e que agora parece recolher muitos mais apoiantes que na época. Indicador evidente do descontentamento de grande parte dos Associados, em especial os mais antigos e que mais sentiram o Clube na sua vida, e em especial nos momentos mais complicados da nossa história, onde destaco a década de 80 e a de 90.

Caro Presidente do Sporting Clube de Portugal

Dr. Bruno de Carvalho
Ou melhor,

Caro Bruno de Carvalho
Espera, é melhor mesmo tratar-te por tu.

Em primeiro lugar porque somos praticamente da mesma idade, depois porque frequentámos os mesmo locais durante a nossa adolescência, estivemos juntos na Juventude Leonina na época dos irmãos Rocha e estou certo que temos o mesmo amor e adoração pelo nosso clube de sempre o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.


Temos o mesmo nome, somos (segundo julgo saber) formados em gestão do Desporto …


No que diz respeito ao nosso clube, talvez a única coisa que nos distinga é o facto de durante mais de 15 anos da minha infância e juventude ter representado o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL como atleta, e por isso ainda hoje ter bem presente o que significam as palavras: ESFORÇO, DEVOÇÃO, DEDICAÇÃO E GLÓRIA … EIS O SPORTING.


Não me parece, atendendo á tua fisionomia, que alguma vez tenhas tido a possibilidade ou mesmo a honra de sentir o que é defender e lutar pela camisola do nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL sem qualquer contrapartida que não fosse o real amor pelo nosso clube.


Mas peço-te desculpa se estou enganado.


Mas quem representou o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL sabe e conhece o que significa HONRA, COMPROMISSO, conhece ainda o VALOR DA PALAVRA e até pelas “lutas” que travou na competição, sabe ainda que somos diferentes e nos distinguimos dos nossos adversários pela forma de estar e sentir o Clube.


Talvez por isso, e só mesmo por esse motivo, consiga entender que tu não percebas o que é LEALDADE, o que é TRABALHAR EM EQUIPA, e acima de tudo não consigas compreender que ações do tipo “chico esperto” não são dignas de quem, como tu, está na posição de presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.


Acredita que estou estupefacto com o motivo que arranjaste para dispensar o treinador do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, Marco Silva.


Despedimento por JUSTA CAUSA !!! Por não ter vestido o fato oficial do clube !?! Por faltar a uma reunião !?! A sério !!! Depois deste técnico ter conseguido conquistar a Taça de Portugal.


Como Sportinguista estou envergonhado !


Nem o Luís e o Jorge, presidentes dos clubes de Carnide e das Antas, tiveram a coragem de nos inúmeros anos que levam à frente dos seus clubes de chegar tão longe, e olha que ambos já conquistaram muitos títulos, coisa que tu só conseguiste agora pela mão desse “incompetente” Marco Silva.


Não está sequer em causa a contratação de mais um funcionário para o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL como o Jorge Jesus, apesar de não lhe encontrar qualquer qualidade pessoal, reconheço a sua competência profissional e até acho que te pode ajudar a gerir o nosso Clube.


Mas por favor deixa de te comportar como “membro de Claque” e assume o papel de Presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, essa “brincadeira” de andares às cavalitas dos jogadores e vice-versa, não te fica bem, não é digna de um presidente dum clube com a História e o Prestigio do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Atitudes como as que estás a ter agora não dignificam a imagem do nosso clube.Tu não percebes nada de Futebol e por isso é que te dás ao trabalho de contratar pessoas que julgas com qualidades para gerir essa área, não inventes e não te metas armado em adjunto de bancada.


Um presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL assume os seus atos SEMPRE, e não se esconde atrás de advogados e colaboradores. Entendo por isso como um ato de cobardia o facto de não teres estado presente na reunião em que resolvestes acabar o vínculo contratual com um teu funcionário. 


E olha que a tua idade e inexperiência não serve para desculpar a falta de carácter que revelaste neste assunto.


Limita-te a gerir o clube e direcionares os teus esforços, como parece que és competente, em angariar dinheiro para que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tenha um dos treinadores mais bem pagos do mundo.


Depois das notícias de hoje acredita que fiquei bastante mais confiante que o Pavilhão vai ser mesmo construído, aliás peço-te que pares já com a campanha de angariação de fundos “Missão Pavilhão”, porque até é pornográfico estares a pedir aos sócios e simpatizantes que ajudem quando estás tão folgado no que diz respeito a contratações. Da minha parte podes ter a certeza que não contas com mais nenhum cêntimo para esse fim.


Mas Bruno, tu não és o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, estás nesse cargo para servir o nosso clube, estás de passagem e terás que te esforçar para no mínimo não envergonhar os sócios que como eu sentem este clube há mais de 40 anos.


Neste momento não estás a ser digno do lugar que ocupas e o mínimo que deverias ter feito nesta situação era teres-te comportado como um HOMEM. Assumias que o Marco Silva não fazia parte dos teus planos, despedias o Senhor com a respetiva indeminização, e contratavas o treinador que bem entendesses.


Isso sim era de HOMEM!


Mas infelizmente, assim não foi, tenho pena, muita pena mesmo, por ti, que poderias vir a ser recordado no futuro como aquele que realmente mudou o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL mas que vais ser recordado como o garoto sem carácter e sem classe que saiu diretamente da claque para a cadeira de presidente.


Tenho mesmo pena …

 

Bruno de Almeida

Sócio do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL 
Nº 12529"

 

 

Este texto foi visto por mim hoje pela manhã em vários perfis de vários Sportinguistas. O que me deixou mais perplexo foi a concordância de uma grande maioria ao que está escrito. Ainda para mais, gente que mudou de opinião, pois este texto, como o seu conteúdo revela, não é atual.

 

O Sporting está em constante mudança. Os Sportinguistas querem e exigem mudança. Mas há vários tipos de mudar, ou se muda para melhor ou se muda para pior. E atualmente há muita gente a duvidar da mudança deste “novo Sporting”.

PS: Amanhã vamos encher Alvalade. Jogo importante, mais uma final a caminho do título que tanto e todos ambicionamos. Que seja um jogo bem disputado, limpo, sem casos e que no fim vença o melhor. O Sporting pois claro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:55


3 comentários

De comentador desportivo a 29.01.2016 às 16:49

"Águias pedem indemnização de €40 milhões ao Sporting"

Quem é que vai pagar isto?
Vão ser os vascos?
Será a facção que o meteu onde está?
Ou será os sportinguistas que pagarão e com juros como aconteceu no caso Doyen, e noutras acções que levaram o mesmo caminho, e noutras que estão em tribunal.
O caso doyen é revelador da incompetência e da ausência de estratégia, projecto, um jogador que nos poderia ter rendido quase 20 milhões, se calhar ainda deu prejuízo.
Assim como Dier.
Se houvesse estratégia projecto, teria-mos ido buscar 40 a 50 milhões nesses jogadores.

De Profeta a 29.01.2016 às 17:01

E muito mais pode ser dito. A forma como ele quer marcar um antes e um depois da sua chegada, fazendo-nos crer que existe um Sporting, e um Sporting Bruno de Carvalho. As auditorias, os croquetes, etc etc, não passaram de uma jogada politica. Como não podemos admitir processos a sócios e expurgações.
Ele é um funcionário, não tem legitimidade para reescrever o Sporting.

De Profeta a 29.01.2016 às 17:29

Quanto a um possível sucessor, penso que Rogério Alves, no mínimo, terá a capacidade de aproveitar o que foi bem feito, mas ao mesmo tempo unir o Sporting, sarar feridas, e acrescentar coisas interessantes.

E mesmo que o Sporting vença o titulo, poderá ser sol de pouca dura, tal como nas décadas anteriores. Não se iludam, na eventualidade do Sporting ser campeão.

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D