Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Raça Verde e Branca

por Lizardo, em 10.06.15

2rzzb6a.jpg

Hoje comemora-se o dia de Portugal, o dia da Raça Lusitana.


E como se comemora a raça, vamos falar da nossa, a Raça Verde e Branca, que nos dias de hoje anda tão apalermada, envergonhada e mal liderada.

Nós somos do Sporting, o Clube de Portugal.

 

O Sporting sempre se pautou e regulou por princípios e valores éticos e comportamentais de excelência. São estes os valores que fazem as instituições passar a fronteira dos cem anos.

Hoje em dia confunde-se, de forma propositada ou por ignorância crónica, esta forma de estar com a incompetência de antigos dirigentes.


O Sporting tinha uma massa associativa unida. Durante 18 anos de desilusões, de fracassos, a ver o Clube cair na mediocridade, os adeptos enchiam o velhinho Alvalade, não havia em Portugal ou na Europa igual. Um Clube ímpar, no futebol, no Andebol, no Hóquei, no Atletismo…

Hoje modernizámos o nosso equipamento desportivo, gabamo-nos de estar na Elite Mundial, mas não enchemos o Estádio, não temos um pavilhão, e não comemoramos títulos de forma consecutiva.

 

O Sporting foi sempre um Clube diferente. Um Clube que me dava gosto defender. Porque compreendia os princípios da decência e do caráter, o Clube que jamais apagaria as luzes ou ligaria a rega do relvado para impedir a festa da vitória a um adversário.


Para saber ganhar é preciso saber perder. E os mesmos que hoje aplaudem estas atitudes miseráveis são os mesmos que forma insistente trazem os exemplos da cordialidade do futebol inglês como termo de comparação. Meus amigos, não há comparação.

O Sporting de hoje, entregue à oportunidade do momento, como assistimos nestas últimas semanas, onde passámos da inexistência de orçamento para a aquisição de um dos mais caros treinadores do mundo, provocou sentimentos díspares na Raça Verde e Branca.

Para uns, um duro golpe, não compreendem, não querem aceitar.
Para outros, que no passado ridicularizaram a figura do treinador Jorge Jesus, hoje é o Homem certo no lugar certo.

Jorge Jesus é da Raça Verde e Branca. Bruno Carvalho é da Raça Verde e Branca. Dois fanfarrões com pouca cultura e espinha dorsal. Se um rasga contratos o outro tem um histórico de agressões físicas e verbais que não se enquadram na Raça Verde e Branca dos fundadores do nosso Sporting, o Clube de Portugal.

Talvez tenha sido a “pedrada no charco” prometida por Bruno Carvalho. Acabar com a nossa identidade, acabar com a cordialidade, acabar com os princípios e valores que tantos Homens e Mulheres beberam e cresceram durante a sua formação.

Hoje, o Sporting precisa de uma mudança, uma mudança de mentalidade muito grande, os “Roquetes” ainda mexem, mas já perderam o barco. Os “Carvalhos” têm agora em mãos uma difícil tarefa, erguer um Clube que sempre foi muito mais que um Clube.

E se quem o Preside não entende isso, a Raça Verde e Branca, mais cedo ou mais tarde, vai exigir nova mudança de paradigma.

Ao Sporting não basta novos treinadores e novos jogadores, o trabalho número um e impreterível a ser implementado é a afirmação de uma identidade e de um conjunto de valores que devem ser cumpridos escrupulosamente.

Valores que deveriam impedir a ofensa entre associados, mesmo que partilhem ideais diferentes.


Valores que deveriam promover a união e não a eterna divisão.


Valores que deveriam ter como grande bandeira a imagem de um Clube que defende as boas maneiras, a educação e que compreende que cada ato que comente, é uma lição que está a dar aos seus jovens atletas. E como sabemos, há bons e maus professores.


Valores que deveriam assumir que os acordos se cumprem e não se rasgam mediante as necessidades do dia-a-dia, faça chuva ou faça sol.

O Sporting é uma Escola de vida. Venham de lá os professores que a Raça Verde e Branca exige respeito. E quem quer respeito, dá-se ao respeito.

O Sporting, como Portugal, vive uma crise de valores gravíssima. E um País, um Clube, uma Empresa sem princípios e valores, sem regras e caminhos delineados não pode ter futuro ou ser um exemplo. Vive no Desnorte!

Cabe aos Sócios resolver este problema.
A Raça Verde e Branca!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:20



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D