Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Preocupações

por Trinco, em 23.08.15

790.gif

 

Numa noite em que todas as queixas convergem contra um árbitro, espalhando-se por contaminação contra a arbitragem em geral e contra o seu órgão responsável em particular, confesso que tenho outras preocupações que se sobrepõem a essa componente.

Aceito que a arbitragem seja no geral péssima. Num aparte, parece-me até que é transversalmente má neste rectangulozinho, ao nível das várias modalidades. Ontem terá sido! Mas não foi por ela que dois pontos voaram. Não foi por causa do penalti. Nem do marcado nem do por marcar. A culpa foi integralmente nossa! E não fosse um mal-amado, a coisa poderia ser bem mais penalizadora.

Sobre a arbitragem, decorrente dos acontecimentos de ontem, preocupa-me o que aconteceu depois. Prefiro não fazer juízos de valores. Quantas vezes no calor do momento, com as emoções a toldarem o raciocínio e a capacidade de discernir e avaliar a realidade dos factos, se fizeram coisa de impulso? Preocupa-me constatar que andamos, anda o futebol português em gelo muito fino. Preocupa-me perceber que regredimos às maneiras dos anos 80, mesmo com rotação dos actores. Preocupa-me perceber que o futebol está doente e ninguém verdadeiramente quer fazer nada, preferindo olhar para o lado e insistir na faena!

Mas preocupa-me também aquilo que dependerá estritamente de nós.

Preocupa-me perceber quem poderá sair até dia 31. Preocupa-me que um deles possa ser o Rui. Preocupa-me terem-se comprado 3 centrais, já se ter despachado um, outro ter uma lesão de recuperação longa e o "patrão" ser um Naldo (que até me tem surpreendido pela positiva na comparação com a expectativa que tinha). Preocupa-me constatar a inadaptação dos laterais ao sistema de jogo, pelo menos de forma consistente. Preocupa-me perceber que Pereira continua um risco à solta e, pior que isso, que não tenha alternativa. Preocupa-me perceber que Jefferson, além de ter uma alternativa na qual tenho muitas dúvidas, comece já a ter dificuldades físicas.

Preocupa-me que o meio-campo ainda não tenha a intensidade que o sistema necessita, pelo menos não de forma consistente. Preocupa-me perceber que Aquilani, por mais visão que tenha, joga pouco mais que a passo. Preocupa-me perceber o que isso implica na dinâmica do meio-campo e no desempenho do seu outro elemento. Preocupa-me perceber se o William fica. Preocupa-me saber, ficando ou não, como um miúdo de 19 anos, vindo de um futebol diferente e menos intenso se adaptará.

Preocupa-me só ter verdadeiramente um ala. Preocupa-me a possibilidade de o mesmo, Carrillo, não renovando seja encostado. Preocupa-me que Ruiz só emperre o jogo de tão lento que decide. Preocupa-me que não se dê tempo e espaço de crescimento ao Gelson sem a pressão resultadista. Preocupa-me que o Mané cada vez mais se torne um Djaló. Preocupa-me que tenhamos não um mas dois avançados que se escondem permanentemente do jogo. Preocupa-me que o Slimani seja o único ponta de lança...

E preocupa-me perceber a expectativa criada...

Tenho esperança e confiança que o contexto equipa faça crescer a maior parte das suas partes e que parte destas preocupações decorram de deficiências físicas e tácticas ainda expectáveis nesta fase da época.

Mas tenho também a percepção clara que somos nós que temos que melhorar e muito. Só depois nos poderemos queixar de 3ºs.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 09:16



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D