Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Pós-verdade

por Trinco, em 07.01.17

the-truth-is-indeed-out-there.jpg

 

pós-verdade
pós-ver.da - depɔʒvərˈdad(ə)
nome feminino
1. circunstância ou contexto, geralmente de ordem cultural ou política, em que a opinião pública e o modo como esta se comporta, se fundamentam mais em apelos emocionais falaciosos e na afirmação de convicções pessoais avulsas do que em factos objetivos e observáveis
2. tempo em que se verifica a desvalorização da verdade objetiva, atestada pelos factos e coletivamente estabelecida, e se toma por certo qualquer enunciado contraditório, de origem arbitrária, subjetiva e falaz

infopedia.pt

 

"Pós-verdade" é a palavra do ano segundo os dicionários Oxford. Segundo a editora, pós-verdade é um adjectivo que faz referência a "circunstâncias em que os factos objectivos têm menos influência na formação de opinião pública do que os apelos emocionais e as opiniões pessoais".

 

É entendida como sinónimo de mentira, como indiferença pela verdade, como formação de opinião independentemente dos factos, como verdade alternativa em que esta deixa de ser algo objectivo e verificável.

 

É o conceito que, por exemplo, faz ascender e sustentar fenómenos de populismo e os seus alegados princípios de competência, rigor e transparência, apenas e só na opinião e declaração dos mesmos, sem que os factos verdadeiramente o sustentem, contando para a sua disseminação com um exercito de mentes preguiçosas que se dispõe a funcionar como caixa de reverberancia em movimentos de efeito dominó.

 

Conheço uma realidade em que, pós-verdade, seria a palavra do ano há 4 anos!

 

Mas esta preguiça e relação afastada com a realidade, o que trás, também leva, tornando refém os seus praticantes da continuação do conceito ad eternum, coisa que às vezes o duro embate com a realidade estrondosamente desfaz.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:23


2 comentários

De comentador desportivo a 07.01.2017 às 10:06

👍 Gostei muito.

"É entendida como sinónimo de mentira, como indiferença pela verdade, como formação de opinião independentemente dos factos, como verdade alternativa em que esta deixa de ser algo objectivo e verificável."

É este o legado da engenharia social das últimas décadas.

Corpos e mentes alienadas, corrompidas, adoecidas, entorpecidas, conexões cerebrais adulteradas devido á agressão, hostilização psicoemocional, devido ao consumo generalizado de drogas, etc.

De Anónimo a 07.01.2017 às 10:33

Post ou ante, a verdade acima de tudo

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D