Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O Ministério da Verdade

por Trinco, em 16.05.17

hqdefault.jpg

 

Qualquer semelhança com qualquer realidade é apenas e só uma qualquer infeliz coincidência e nem sequer sei porque me lembrei disto agora...

 

George Orwell na ficção distópica presente no livro 1984, retrata o quotidiano de um regime político totalitário e repressivo, mostrando uma sociedade oligárquica colectivista capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.

 

Nele retrata e descreve toda uma sociedade orientada ao "Grande Irmão" estruturada em vários ministérios.

 

Um deles é o Ministério da Verdade que é um dos quatro que compõem o governo da Oceania.

 

Tal como os restantes (Ministério do Amor, da Fartura e da Paz), o seu objectivo é exactamente o oposto do que o denomina, sendo directamente responsável pela falsificação da história, fazendo da  “verdade” aquilo que o Estado quer que a mesma seja.

 

Na parede do edifício que o alberga, os 3 slogans do Partido: “Guerra é Paz”, “Liberdade é Escravidão” e “Ignorância é Força”.

 

O Ministério da Verdade é responsável pelas notícias, entretenimento, artes e educação. O seu propósito é reescrever a história e alterar os factos, de forma que eles se encaixem na doutrina do Partido.

 

Por exemplo, se o "Grande Irmão" fez uma previsão que se revele errada, os funcionários do Ministério devem reescrever a história de forma que a previsão do Grande Irmão seja precisa.

 

O seu objectivo é criar a ilusão de que o Partido é absoluto, que não muda suas directrizes (o Partido não altera as suas alianças ora com a Lestásia ora com a Eurásia), não comete erros (o Partido não expurga membros nem faz previsões erradas), porque isto implicaria fraqueza, e para manter o poder o Partido deve parecer, forte ênfase no parecer, eternamente correto, coeso e forte.

 

Esta ficção é-me verdadeiramente familiar, mas continuo sem saber porque raio me lembrei dela...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:47



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D