Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Money Talks

por Lizardo, em 03.12.15

1361352494_WHEN-MONEY-TALKS-DETAIL1-e1300349201586

 

 

Muito se fala do negócio da NOS e do Benfica.

Parece-me óbvio que o futuro da BTV tinha na casa partida um fim anunciado. É incomportável manter uma estrutura de dimensão considerável, seja do ponto de vista quantitativo e qualitativo. A BTV como a Sporting TV, ao exemplo de outros Canais de Clubes europeus não têm capacidade para entrar no negócio das transmissões televisivas.

Apesar de estarmos a falar de um valor considerável, não deixa de ser um negócio arriscado, a longo prazo, onde uma vez mais se hipoteca o futuro. Bem sabemos que o Benfica vai arrecadar mais de 2 milhões por jogo durante uma década, e que a soma dos 10 anos abate em muito o passivo atual.

E uma vez mais os Clubes ficam na mão do grande monopólio da comunicação.

O Porto e o Sporting têm agora uma palavra a dizer. Uniram-se na eleição de Pedro Proença para a Liga de Clubes, e em especial o Sporting, na imagem do seu Presidente, tem defendido e apresentado soluções para credibilizar o futebol nacional e criar mecanismos que promovam o negócio que envolve o fenómeno desportivo.

A entrada das Operadoras em cena, na minha opinião vão contra a verdade desportiva, pois ter o principal patrocinador a Liga como principal “financiador” dos Clubes é um pouco complicado de digerir. Mas como o dinheiro fala mais alto, umas vez mais a verdade desportiva passa para segundo plano e aproveita-se o lado financeiro no imediato desprezando o futuro próximo. Aqui deveria ser a Liga de Clubes a gerir a divisão dos pães. Mas o silêncio impera, e quando o silêncio é de ouro, e aqui é de ouro que se trata e é o ouro que promove o silêncio.

A Liga de Clubes é um órgão completamente desnecessário no fenómeno desportivo em Portugal. Ao exemplo das principais ligas europeias, onde a Entidade organizadora dos campeonatos gere e vem gerindo da melhor forma os direitos televisivos, dividindo de forma mais equitativa os valores por todos os Clubes, majorando a competitividade e melhorando o espetáculo. Espanha, Inglaterra e Alemanha são exemplos de grande sucesso, que uma vez mais Portugal prefere não estudar e desprezar.

Seria interessante ouvir a opinião dos dois principais apoiantes de Pedro Proença à Liga sobre este assunto. Pinto da Costa e Bruno de Carvalho sabem que têm agora toda a vantagem para negociar. O ponto de partida para negociar é agora o valor acordado com o Benfica. Nada mais nada menos.

 

Aguardemos com toda a calma, pois só o “bolo” interessa, ou seja, os jogos dos três grandes, tudo o que vá contra esta realidade é um retrocesso. A falta de jogos em Canal Aberto é já um rude golpe na angariação de adeptos, pois é cada vez mais evidente o desprezo das novas gerações em relação ao futebol, pois não o vivem, não admiram a forma nem a contra-cultura que nos é imposta cada vez que um dirigente ou Jornalista/Paineleiro expert em futebol abre a boca para opinar. Falta classe e capacidade de agregar e unir.

Bruno de Carvalho, o mestre da “boa gestão” e da “verdade desportiva” tem agora a oportunidade de tirar um grande coelho da cartola, a bem do futebol nacional e a bem do futuro do Sporting Clube de Portugal.

Estes negócios não podem continuar a cavar a trincheira da concorrência desleal entre Clubes profissionais.

Todos os olhos estão agora em cima do Presidente do Sporting, FC Porto e o Presidente da Liga. Pois agora o negócio é de milhões e não de tostões.

Saiba o mestre da gestão desportiva negociar o melhor para o Sporting e para os seus adeptos. Pois neste cantinho o que nos interessa é o Sporting.

Com toda a certeza será esse o cenário que vamos ficar a saber num futuro muito próximo… ou não!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:03


4 comentários

De Profeta a 03.12.2015 às 16:40

Este campeonato é denominado de Liga NOS, logo, a NOS não se deveria interessar por todos os 18 clubes?

De Paulo a 03.12.2015 às 19:48

Ainda há pouco tempo também víamos a Sagres a patrocinar a Liga e nas camisolas do Benfica. E com o impacto que o futebol tem em Portugal, mais do que a verdade meramente desportiva, este tipo de promiscuidade não cabe no conceito de interesse público. Talvez não seja por acaso que no sul da Europa matérias desta envergadura e o mesmo para a centralização dos direitos televisivos, merecem mais atenção dos Governos. Porque no que respeita aos órgãos decisórios do futebol…

Quanto ao valor do contrato agora anunciado talvez também não seja por acaso que aquando da última renovação o Porto já deixou acautelado o regresso do Benfica ao mercado. Nomeadamente através de uma cláusula que assegura no mínimo sempre 80% do valor do Benfica.

De Anónimo a 03.12.2015 às 19:52

O que SLB recebe, deve-se ao seu valor de mercado, ponto final.

Concorrência desleal é oferecer prostitutas, dinheiro, viagens, violência física e psicologia e outros afins a árbitros, observadores, conselho de disciplina, etc...

Concorrência desleal é andarem anos a encher a pança através do dinheiro originado pelo SLB e derivados para alimentar pessoas e clubes que nada fizeram para o merecer e justificar.

Concorrência desleal é ter perdões de dividas no valor de 100 milhões de Euros e juros a zero por cento durante 10 anos.

Concorrência desleal é perdoar dividas e juros bancários a empresas e pessoas que não cumprem com contractos nem tem meios para pagar as dividas acordadas, é distorcer o mercado na sua génese, premiar o incumpridor, incapacitado, penalizando quem cumpre e a horas paga as suas obrigações.

De comentador desportivo a 07.12.2015 às 22:10

É um negócio interessante, mas os contornos ainda não estão bem esclarecidos.
São números que já começam a ter relevância em termos internacionais, de forma a que os clubes possam ser mais competitivos.
O charlatão, que só em fundos, chegou a anunciar 140 milhões, nem patrocínios para as camisolas consegue, nem a academia.
Acho que é o primeiro ano que o sporting não tem patrocínio nas camisolas.
Foi preciso chegar o rigor e a exigência, para pela primeira vez isto acontecer.

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D