Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Doses de Hipnose

por Lizardo, em 11.08.16

garyconrad.JPG

 

Marchando ao Sol, entre vivas e palmas,
E verdes ondas, bandeiras - mais e mais!...
O Sporting surge! E cinquenta mil almas
No Estádio bradam ovações triunfais!

É verde a Esperança! É assim o Emblema
Que o povo tem sobre o peito, a palpitar!
Ser «leão» rampante é a honra suprema
Em Portugal d’Aquém e d’Além-Mar!

Lutai! Lutai! Lutai como leões!
Erguei-vos como fachos a arder!
Fazei vibrar os nossos corações!
A Esperança nos diz: - «Vencer! Vencer!»

«Leões»! «Leões»! Fazei que em vós assome
A Glória num clarão imortal!
Lembrai que tendes no nome
Este nome - PORTUGAL!!!

Letra: Ramiro Guedes de Campos; Música: Maestro Flaviano Rodrigues; 1956

 

Nos anos 50 já o Sporting era d´Além-Mar e tinha bem presente o imortal nome de Portugal.

Outros anos, outras realidades políticas e sociais, mas a grandeza de um Clube maior que os maiores da Europa, um exemplo multidisciplinar e criador de valores.

 

Em pleno século XXI, a realidade é bem diferente, o plantel começa a ser composto, maioritariamente por jogadores d´Além-Mar, e o imortal jogador nacional começa a ser escasso.

 

A formação, identidade sempre presente na nossa história começa a ser colocada em segundo plano: Tobias, Palhinha e provavelmente Iuri são emprestados, Esgaio e Mané não contam para o totobola, Podence e Matheus vão jogar mais na B que na Equipa Principal, resta-nos portanto Gelson e Rúben Semedo. Destes dois últimos as certezas são também muito poucas, pois a chegada de um novo central pode encostar Semedo e Gelson não tem sido uma aposta clara de JJ no onze base do Sporting, e esta pré-época dá indicações de continuar essa opção do Mister.

Esta será a época da total afirmação de um novo Sporting, cada vez mais uma torre de Babel, cada vez menos jogadores portugueses, saindo João Mário, e com a chegada de um novo Central, poderemos jogar com Patrício, William e Adrien, três portugueses, imagem jamais pensada nos últimos anos, e por nós tanto criticada e ridicularizada em relação aos nossos rivais mais diretos.

 

Mas aqui não culpo nem aponto a Jorge Jesus. O seu estilo e o seu método de trabalho é por todos conhecido. Não é um treinador que aposte no jogador jovem, não o fez em Clube nenhum por onde passou no passado recente, com tantas criticas da nossa parte e de tanta comunicação social.

Aqui tenho que apontar quem o escolheu em detrimento da aposta na formação. Corremos o risco de perder, pois claro, perder títulos e perder de vez o comboio da formação de excelência que tanto nos tem oferecido nas últimas décadas.

 

Com as saídas destes nossos jovens da formação e com as lacunas evidentes que temos a menos de 48 horas do primeiro jogo no plantel, parece ter ponta de verdade que o Sporting procura cinco novos jogadores. Ora, aqui, também acredito que vamos emprestar três portugueses da formação para ir buscar três estrangeiros, alguns com poucas hipóteses até de serem titulares, e claro, dois pontas-de-lança, que serão obrigatoriamente também d´Além-Mar.

 

E é isto, somente isto, para que fique registado, nada mais, que o Sporting Clube de Portugal caminha a passos largos para o Sporting Clube Internacional. Se isso nos torna mais fracos ou mais fortes, só o tempo o dirá. Numa primeira visão e numa avaliação do que foi a pré-época e com o campeonato a começar já no dia de amanhã, tudo indica que possam vir aí ventos adversos.

 

Exigência, Rigor, Dupla-Almofada, aposta no jogador da casa, Dois ou três reforços e para posições  chave… tantos chavões ditos e repetidos só e somente só para hipnotizar o povão.

Somos grandes, continuaremos grandes.

 



Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:04


1 comentário

De comentador desportivo a 12.08.2016 às 09:43

Excelente post Lizardo

Penso que já se podem tirar conclusões evidentes, desta "política" de contratações, e a sua influência sobre a formação.


O título está de acordo com o que se passa no clube, alguns adeptos estão numa espécie de estado hipnótico.

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D