Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Barcos?

por Lizardo, em 01.08.16

hernan_barcos_sporting_foto_facebook_sporting73923

 

 

Criticar as apostas dos outros depois de avaliar os resultados é uma imagem de marca muito nacional. E no desporto, e em especial no futebol e no nosso Sporting, um fenómeno corrente.

 

Muitos foram os nomes aventados com desprezo nos últimos anos, nomes de jogadores que se revelaram reais flops, que queimaram jogadores de Alcochete, que foram mais problemáticos que “aromáticos”, pois perfume de futebol nada, bola!

 

Temos muitos nomes deste género, de Pongolle a Jeffren, passando por Purovic ou Marian Had, o que não nos falta são cromos para a troca nas novas cadernetas, desde Slavchev a Rabia, Shickabala ou Barcos.

E é sobre Barcos que este texto se foca.

 

No decorrer da época passada, numa altura decisiva da época, o Sporting fez, na minha opinião, o pior negócio destes últimos anos. Vendeu Montero.

 

E não se limitou a vender um jogador de grande utilidade e de valor, vendeu mal, por pouco e para o seu lugar chegou Hernán Barcos.

 

Este Argentino, que não jogava faz meses, chega a Alvalade no mais critico momento da época. Como era lógico, não jogou, não rematou, não suou a camisola, e ao que parece, hoje sai em definitivo sem ter marcado um único golo com a verde e branca vestida.

 

Desde a saída de Montero que o Sporting ficou órfão de avançados. Ainda hoje está a viver esse pesadelo, Slimani vive sozinho, sem concorrência, e acreditando no assédio de outros Clubes ou no risco de lesões ou desgaste, Slimani não poderá continuar a viver sozinho na frente do nosso ataque.

Há negócios que não se compreendem. Saiu na comunicação social na altura que os valores envolvidos no negócio Montero não eram claros. Sobre isso, continuamos ainda hoje a saber muito pouco e nunca se tentou esclarecer ou acabar de vez com a especulação do desaparecimento de dois milhões de euros neste negócio.

 

O negócio Hernán Barcos é todo ele um reflexo do Sporting de Bruno Azevedo de Carvalho. Negócios dúbios, mal explicados, como é exemplo o de Teo, Petrovic, Bruno Paulista ou Alan Ruiz.

 

Há coisas que não têm muita explicação. E não consigo nem quero entrar em especulações. Mas um Clube que se gaba de viver financeiramente saudável, que se gaba de não ser vendedor, vender desesperadamente um jogador na mais importante fase da época passada, sem contratar uma alternativa válida para a sua posição é de todo muito estranho.

Quem sabe, no futuro, também saberemos via auditoria quais foram as reais razões para esta venda. Montero saiu, entrou Barcos. Saiu um jogador que nos deu alegrias e títulos, e saiu por tostões, e entrou por milhões um jogador que nos deu minutos de verde e branca ao peito.

Sobre isto, poucas linhas se escrevem e pouca gente medita. Mas na soma de todas as partes, "Pongolles" são cada vez mais. Seria interessante contabilizar quantos jogadores contratou Carlos Freitas (pessoa que nunca admirei) em três anos, e somar quantos já foram contratados agora. Contabilizar o valor de gastos pagos, e o valor de ganhos em vendas. E no fim perceber que afinal a matemática é uma ciência que nos deixa um pouco envergonhados e que nos obriga a ser populistas para esconder as evidências. E por falar em Carlos Freitas, mais um processo perdido em tribunal por Azevedo de Carvalho.

PS: Ontem faleceu um grande Homem. Daqueles que realmente angariam Sócios, daqueles que levam famílias aos Estádios. Um Homem com valores, com princípios, um gentlemen e um Sábio maior. Admiro que toda a nação verde e branca assim o compreenda. Fico confuso quando se aplaude hoje, exatamente o oposto. A irracionalidade do futebol em todo o seu esplendor.

Obrigado Moniz Pereira, obrigado por teres transmitido valores aos meus familiares que ainda hoje os aplicam e partilham de geração em geração.

 

Isto sim é o Sporting.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:39


8 comentários

De Profeta a 01.08.2016 às 18:23

Lizardo, o Montero foi um jogador fundamental ao longo da época. Saindo do banco, contribuíu com 8 pontos nos últimos minutos.

- Marcou ao Nacional na vitória por 1-0.

- Depois amorteceu a bola para Slimani dar a vitória em Arouca.

- Contra o Braga fez o 2-2, quando o Sporting esteve a perder por 0-2. Slimani faria o 3-2.

- Contra a Académica, fez o 3-2, no seu último jogo pelo Sporting.


Será que ele nos teria dado pelo menos 2 pontinhos contra o Rio-Ave, Guimarães e Benfica?

Uma coisa é efectiva: o Barcos não marcou um único golo.

De ricardo a 02.08.2016 às 23:19

Este pelo menos não custou 6,5 milhões como o super Pongolle contratado pelo vosso amigo JEB que acabou em 4º a 44 pontos do Carnide

De Profeta a 03.08.2016 às 12:34

Foram 101 contratações "cirúrgicas" até ao momento! Faz as contas, a ver quantos pongoles cabem no meio!

Cambada de papagaios!...

De ricardo a 03.08.2016 às 23:56

Viola, Labyad, Bola de Arroz, Xandão, Ricky, Capel, Pedro Mendes, Gladstone, Carlos Bueno, Roca paquiderme, Evaldo, Manniche, Valdéz, Izmailov, Simon Vukcevic, PAredes, Abel, Grimi, Rodriguez, Elias(quase 9 milhões) quantos cepos do projecto Roquete os fdp puseram no SCP.

De O 6º Violino a 04.08.2016 às 09:53

Caro Ricardo,
Ao menos tenha cuidado e não coloque nomes de jogadores que até deram retorno.
Vá, pense, mas sobretudo, pense pela sua cabeça...

De ricardo a 04.08.2016 às 17:19

Retorno deve ter sido o Jeffren e o rodriguez, que deram retorno ao médico pelo menos trabalho não lhe faltou.Aos vossos amigos da DOYEN também devem ter dado .

De O 6º Violino a 04.08.2016 às 17:40

Caro Ricardo....
Continua baralhado no que diz respeito ao conteúdo do texto, pela ânsia desesperada em defender mais um flop do Azevedo de Carvalho.

De Profeta a 04.08.2016 às 11:41

Meu caro, a vida continua. Vive o presente, e projecta o futuro. Vais ver que serás feliz. E sobretudo, farás figuras mais inteligentes.

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D