Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A renumeração

por Trinco, em 03.06.15

0000009597.cartes.jpg

 

Neste blog já tínhamos chamado à atenção de que este era ano de renumeração. E que ela tradicionalmente acontece em Junho. Não sem deixar de referir que a mesma teria estatutariamente até ao fim do ano, pelo que formalmente. ela não acontecer no período habitual não equivaleria a uma quebra na observância dos estatutos.

 

Ontem, chegaram as comunicações, via correio electrónico, dos novos números. Inicialmente a área de sócio no site ficou indisponível, com uma mensagem a fazer referencia ao procedimento, e ontem chegaram os novos números. Sem mais qualquer explicação sobre o processo ou critérios.

 

Com os números, é possível discernir e extrapolar (como fez a wikiSCP) que em 5 anos, se perdeu 5650 sócios. E não havendo mais explicações tornam-se possíveis todo o tipo de leituras.

 

A mais imediata é que apenas foram eliminados os sócio falecidos (ou até apenas os sócios cujos óbitos foram declarados). É que segundo a Pordata a média de óbitos em cada um dos últimos 5 anos anda perto de 10 por 1.000 habitantes, o que aplicado ao Clube bate certo com o numero atrás apresentado.

 

E os que não pagam? É que por esta via, poderão (e deverão) haver sócios que não contribuem com um cêntimo durante os últimos 5 anos e que ainda assim mantém o numero se sócio em detrimento de outros que se mantém firmes na sua participação associativa. É a premiação dos faltosos.

 

Por outro lado é um contra-senso de princípios para uma direcção que sempre que pode solicita (quase de maneira ameaçadora) a contribuição dos sócios.

 

Isto dá ainda azo a especulações mais conspirativas como por exemplo o potencial de manipulação das bases eleitorais, alicerçadas em politicas de perdão de quotas em atraso...

 

Outro dos argumentos que tenho lido é que "isto é bom para as negociações com os patrocinadores". Isto seria verdade se partíssemos do principio que os mesmos são atrasados mentais, alienados da realidade e que não fazem o seu trabalho de casa. Ou, aceitando essa teoria, que a renumeração não pudesse ser feita até Dezembro (onde se espera o Clube já tenha conseguido o patrocínio que depende do numero de sócios)

 

Entendam que para os patrocinadores o que conta verdadeiramente é o mercado potencias de 2 ou 3 milhões de adeptos. O Mercado de sócios interessa é ao Clube. É o Clube que necessita deles para viver, para gerar receitas e manter a actividade. E da maneira que fez esta renumeração está a passar a mensagem que não é preciso contribuir!

 

Pessoalmente, sou fortemente apologista da verdade e realismo. Por mais que doa. Por isso, para mim, esta renumeração, a maneira como está a ser feita, não sendo anti-estatutária, não passa de uma farsa, num processo mal explicado, sem pressupostos definidos, sem justiça para os cumpridores.

 

P.S. Os carroceiros da agremiação de carnide, tidos por serem mais useiros em expedientes deste tipo, estão a proceder também a uma renumeração, mas explicam-na devidamente, e vão limpar qualquer sócio com mais de um ano de quotas em atraso...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 09:06


7 comentários

De Anónimo a 03.06.2015 às 11:45

Esperar o quê desta direcção?

De Trinco a 03.06.2015 às 11:53

Pessoalmente, espero e exijo sempre que se faça sempre o melhor que seja possível coerentemente esperar. Desta ou doutra qualquer direcção. E quando achar que tal não está a ser feito registarei!

De Anónimo a 03.06.2015 às 13:05

Conversa de merda apenas para tentar atingir o bom trabalho que tem sido feito pela direcção.

De Trinco a 03.06.2015 às 13:36

Antes de mais agradecer a preferência, a elevação e bom tom da resposta, bem como o seu aprofundado conteúdo.
A conversa, inibo-me de a classificar tão distintamente, tem a ver com factos e dados. Não tem qualquer pretensão de atingir qualquer trabalho, classifique-se de bom ou mau, de quem quer que seja. É a verificação de algo que se considera estar a correr de forma errónea e disso mesmo dar conta.
Trata-se daquela coisa estranha de ter espírito critico e independencia, de não aceitar tudo o que nos põem à frente, apenas e só porque sim, ser exigente e ambicionar que as coisas no Clube sejam feitas o melhor possível (e sim, melhor era possível) e dar uso ao que se tem dentro da caixa craniana.
SL

De O 6º Violino a 03.06.2015 às 14:41

O amigo "anónimo" consegue desmentir algum dos factos, ou é só criticar, porque sim?

De José Oliveira a 04.06.2015 às 03:54

"Conversa de merda apenas para tentar atingir o bom trabalho que tem sido feito pela direcção."

idem

De Trinco a 04.06.2015 às 09:08

Antes de mais agradecer a preferência, a elevação e bom tom da resposta, bem como o seu aprofundado conteúdo.
A conversa, inibo-me de a classificar tão distintamente, tem a ver com factos e dados. Não tem qualquer pretensão de atingir qualquer trabalho, classifique-se de bom ou mau, de quem quer que seja. É a verificação de algo que se considera estar a correr de forma errónea e disso mesmo dar conta.
Trata-se daquela coisa estranha de ter espírito critico e independência, de não aceitar tudo o que nos põem à frente, apenas e só porque sim, ser exigente e ambicionar que as coisas no Clube sejam feitas o melhor possível (e sim, melhor era possível) e dar uso ao que se tem dentro da caixa craniana.
SL

acrescentando...

O amigo Oliveira consegue desmentir algum dos factos, ou é só criticar, porque sim?

Idem

SL

Comentar post



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sobre

Sobre o Sporting, com verdade, exigência e espírito critico. Sem reverencias nem paciência para seitas!






Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D